21.4.10

A Atuação Da Gestão No Tratamento Do Lixo Na Escola

Profª Ms. Daniela Lôbo, Aline de Fátima Salles
Disciplina: Teoria, Métodos e Práticas de Ciências;Pesquisa Prática Pedagogia V



Relatos fotográficos de visita em uma Escola Pública de Goiânia. Para manter a integridade da Instituição será mantido sigilo de identidade.


Na escola pública visitada embora existam vários recipientes para coleta de lixo pelo pátio. Não há lixeiras para coleta seletiva de lixo.




A promoção de saúde pouco é aplicada na vivência prática dos alunos. Sendo assim ao observar uma sala no final da aula foi detectado muito lixo espalhado no chão e uma lixeira que não foi utilizada pelos alunos.




As acadêmicas do curso de pedagogia não tiveram acesso ao Projeto Político Pedagógico da Escola e assim, não souberam afirmar, se há um projeto em desenvolvimento sobre o cuidado com o lixo na escola.


10 comentários:

  1. Sabemos que a escola é um espaço para a formação de cidadões de direitos e deveres e que a partir do momento que este espaço não cobra dos alunos os seus deveres de cuidados com a limpeza da escola e não oferecemos um espaço de coleta seletiva, este espaço deixa a desejar em relação aos cuidados do meio amniente.
    Na escola em que estivemos este semestre cuida muito bem da limpeza, mas infelismente as pessoas tem que trabalhar dobrado para cuidar desta limpeza, pois os alunos não jogam o seus lixos nas lixeiras que a escola disponibiliza.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é a realidade,atualmente muito se questiona sobre questões ambientais, a escola é uma ótimo espaço para promover essa reflexão. A gestão da escola pode promover projetos para conscientizar os alunos sobre assuntos como o lixo e a recilcagem. Na Instituição observda não tivemos acesso a nenhum projeto falando sobre isso. Como futuras pedagogas já podemos começar em como vamos trabalhar essas questões com nossos alunos, afinal é o futuro que está ameaçado.
    Acadêmica: Alline Virgílio

    ResponderExcluir
  3. Sabemos que a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. Vimos através das imagens que a escola possui lixeiras, mas o lixo não é organizado de forma correta. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Poderá ser trabalho na escola algum projeto sobre reciclagem e aproveitamento do lixo para que os alunos se conscientizem e preserve o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  4. A escola deveria ser um espaço de aprendizagem, onde os alunos são ensinados da necessidade de se reciclar e reaproveitar o lixo. Vimos nas imagens um descaso com a organização do lixo da escola, onde não e ensinado aos alunos a importancia de se cuidar do meio ambiente, atraves de pequenas ações que podem fazer toda a diferença. E necessario que a gestão se conscientize para que haja mudanças, e a escola se torne um espaço que forme pessoas conscientes da necessidade de se preservar o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Seria muito interressante se as intituições escolares adotassem a paratica do gerenciamento do lixo,ate mesmo para incentivar a reciclagem por meio de reaproveitamento de papel,o que poderia ter um significado importante para os aluno assitindo como se faz a preparaçao da reciclagem e ultizar os papeis em atividades. Dessa forma estaria tarabalhando a conscientizaçao do reaproveitamento ainda ajudadndo a natureza.

    ResponderExcluir
  6. A escola que observamos infelizmente não trabalha projetos voltados para o lixo, é preciso que as escolas sejam as primeiras a trabalharem projetos pedagógicos orientando os alunos a se preocuparem com a questão do lixo seletivo,para que todos possam colaborar para uma boa qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  7. Leandra F. de França9 de junho de 2010 às 19:29

    Vemos como é importante os Projetos Pedagógicos voltados ao tratamento adequado do lixo na escola, contribuindo para Educação Escolar. Um espaço para construir uma educação para sustentabilidade e para o reconhecimento da diversidade, um processo permanente, para melhoria da qualidade de vida, além de poder ajudar a desenvolver a conscientização das crianças, dos adultos para à valorização do Meio Ambiente.

    ResponderExcluir
  8. concordo com os posicionamentos das colegas...por isso decidi colocar e esse poema para que todos possamos refletir...

    O BICHO

    VI ONTEM um bicho
    Na imundície do pátio
    Catando comida entre os detritos.
    Quando achava alguma coisa,
    Não examinava nem cheirava:
    Engolia com voracidade.
    O bicho não era um cão,
    Não era um gato,
    Não era um rato.
    O bicho, meu Deus, era um homem.

    Manuel Bandeira

    ResponderExcluir
  9. Essa é a dura e cruel ralidade, até mesmo nas escolas, onde muitos centralizam como sendo o espaço onde deve acontecer a educação, tem se comportado de forma vergonhosa com relação ao cuidado com o meio ambiente, com a saúde daqueles que fazem parte do ambiente escolar, entre outros, o que falta no resumo de tudo é conscintização e atitude por parte de todos que se dizem preocupados com a Educação e a Preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  10. luciene silva o. araujo13 de junho de 2010 às 11:52

    Sendo a escola um meio onde ha uma formacao de cidadoes,e de suma importancia que ela trabalhe junto com seus alunos a devida importancia da coleta e reciclagem do lixo.Pois a partir de um trabalho pedagogico que a escola desenvolvera ela passa a ensinar seus alunos como fazer corretamente a selecao do lixo,tornando um escola higienica e sociavel aos olhos de quem frequentam,com o problema do lixo sendo tratado de maneira correta,a escola deveria mostra ao aluno que o lixo faz parte da vida de todos,consientizando o aluno que esse trabalho nao so ficaria na escola e sim usar todo esse processo em sua residencia e demais localidades frequentadas,pois assim teriamos uma sociedade mais conciente e limpa.

    ResponderExcluir