21.4.10

A Escola é chata?

Disciplina : Educação, Novas Tecnologias e Mídias
Profª Dayse Alvares




"Sabemos que as garras do capitalismo sufocam o único mecanismo de transformação desse sistema opressor, que é a educação. Tudo esta reduzido a uma relação econômica, a cifras, bens..." ( Claúdia Almeida)

9 comentários:

  1. O vídeo retrata bem a realidade das escolas, onde alunos buscam um ensino que os inserim no mercado. O conhecimento não passa de mera consequência já que o que vale é estar qualificado para o trabalho. Muitos enfatizam que os alunos devem ser formados para viver em sociedade. Mas em qual sociedade? Essa, capitalista, onde o Sistema visa apenas lucro? As escolas são vistas como deósitos de pessoas carentes, que buscam apenas o tão sonhado "Viver Bem", buscam um trabalho que as tornem mais dignas. Contudo é na escola buscando conheciemto que são formados também sujeitos críticos reflexivos, como o que fez esse vídeo, por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. O vídeo é muito interessante e tem tudo haver com que estudamos neste semestre sobre o verdadeiro papel da escola.O vídeo fala que a escola é "chata"no sentido de formar o sujeito para o mercado de trabalho ou seja, de forma técnica em que os sujeitos parecem operários e maquinas e em seguida vem a avaliação onde ele poderá sair "bem ou mal".E isso ocorre porque vivemos em uma sociedade totalmente capitalista.

    ResponderExcluir
  3. O vídio me levou a pensar porque a escola está desta forma, porque tudo e mais atraente do que a escola. A escola deveria dar esperança para a pessoas de crescimento mas não e isso que tem acontecido, a pessoas não acreditam mais na escola. A busca pelo lucro em uma sociedade capitalista e o que coordena todas as ações e tem cido o grande desafio de de todas as pessoas.

    ResponderExcluir
  4. O vídeo nos leva a questionar a forma que o capitalismo tem controlado e manipulado o sistema em que vivemos.
    o conhecimento tem valor para poucos,enquanto muitos vivem procurando formas de ter valor pelos bens materiais se perdem no mundo das competições de mercado,lutando para alcançar um sonho impossível, um sistema gasto onde a educação em vez de ser sufocada possa ser reconhecida como um bem maior.

    ResponderExcluir
  5. Atualmente o capitalismo tem gerado um quadro de miséria e exclusão na sociedade, fortalecendo o consumismo e o individualismo de forma desumana, em que a pessoa vale o que possui e é totalmente responsabilizada por conseguir ou não o sucesso na vida profissional e social.
    Neste contexto, a educação escolar deve estabelecer as condições essenciais para a existência do indivíduo nos aspectos social, moral, profissional e intelectual. Porém, a educação ainda está baseada no sujeito passivo, condicionado a uma homogeneidade utópica e à servidão do sistema vigente, visando a reprodução social. Essa educação ignora o ser pensante, criativo, consciente de direitos e deveres, manipulando-o para atender as exigências do sistema capitalista e à ideologia já estabelecida pela classe dominante.
    Além disso, a idologia neoliberal enaltece o privado, e fortalece a idéia de que este setor é o lugar onde se encontra a qualidade. Assim, a maioria, que é a classe popular, se vê excluída dessa educação de qualidade, pois não podem pagar por ela, ou seja, a educação que é um direito de todos se torna uma mercadoria. Quem pode pagar, terá melhores oportunidades, pois serão profissionais competitivos, formadores de opinião e com o controle. Já quem não tem condições financeiras, lhe resta uma educação que formará operários passivos e subjugados.
    Portanto, a educação escolar deve está focada no ser humano, não apenas no mercado de trabalho, objetivando assim, uma formação que possibilite a consciência da realidade e um inconformismo com a mesma. Os profissionais da educação devem estar pautados de conhecimentos e criticidade, levando os educandos a refletirem e lutarem pela implantação de uma cidadania concreta, exigindo seus direitos e não aceitando passivamente o que é imposto pelo sistem acapitalista. Se a educação escolar objetiva a transformação do homem para atuar na sociedade de forma crítica e dinâmica, precisa se livrar desta indiferença aos valores e direitos humanos, lutando por políticas públicas educacionais coerentes e humanizadas.

    ResponderExcluir
  6. Leandra F. de França9 de junho de 2010 às 20:39

    Óla, hoje quando se fala em educação logo pensamos em preparação para o mercado de trabalho, no qual busca atender aos interesses do capitalismo, que visa já a formação do aluno dentro da Escola, num contexto marcado pelo alto índice de desemprego e as exigências pelo aumento do nível de qualificação dos trabalhadores. Na verdade a escola deveria ser o local de preparar para a cidadania, para viver em sociedade do qual afirmamos que é extremamente capitalista. Então cabe a Escola que é considerada chata é tornar o ¨sujeito¨ ativo politicamente, capaz de participar das transformações que ocorrem na sociedade, formando cidadãos informados e não tratando a Educação como Capital Humano.

    ResponderExcluir
  7. O vídeo retrata bem a realidade das escolas. O conhecimento não passa de mera consequência do que se busca. Nossa sociedade é totalmente capitalista. Educação escolar deve está focada no ser humano, não apenas no mercado de trabalho, uma formação que possibilite a consciência da realidade atual. Os profissionais da educação devem estar preocupados com os conhecimentos, levando os educandos a refletirem sobre o que realmente almejam, assim cobrando seus direitos e não aceitando o que é imposto pelo sistema capitalista.

    ResponderExcluir
  8. O video é bem claro com a realidade vivida não somente pelas escolas, mas por todos os "sistemas" que existem, seja ele de educação, de saúde, de segurança, ou seja todos a quem o capitalismo domina, ous seja, quem tem dinheiro, tem saúde, tem acesso a um bom ensino, a uma segurança maior, mas quem não tem está lançado a sua própria sorte.

    ResponderExcluir
  9. luciene s. o. araujo13 de junho de 2010 às 11:34

    o que vemos nas escola de hoje e que elas funciona como um sistema, que e voltada para a formacao do mercado capitalista ,levando cada um ser individualista ,tornando pessoas competitivas para o viver bem. A escola passa para os alunos que o dinheiro e que comanda,fazendo com que o individuo se forme para o mercado de trabalho visando somente no poder que este ira adquirir, o que nos deixa preocupados pois a escola pouco se interessa de fornecer um ensino de qualidade na busca do conhecimento e novas formas de ver o mundo sem estar alienado ao mercado de trabalho.E com isso os politicos poucos se interessam em saber como anda o sistema educacional nas escola publicas,pois os que chegarao ao topo serao aqueles que deram conta de pagar por um ensino satisfatorio.

    ResponderExcluir