A figura acima é de TONUCCI, FRANCESCO (1997), Grande máquina escolar. Mediante a leitura de PARO, Vitor Henrique. Escritos Sobre Educação. Xamã. São Paulo, 2001, registrem no campo de comentários a análise da imagem apresentada.
Esta figura nos mostra como o título já informa, a grande máquina escolar, onde a mesma retrata a forma seletiva e excludente da escola tradicional que infelizmente até hoje podemos ver em nossa sociedade, aqui podemos observar o distanciamento que há entre professor e aluno, a exclusão dos que não se encaixam no qué é previsto por tal escola,selecionando assim só os que se encaixam e mantendo os próprios pais longe da instituição, mostrando ao final que saem assim todos os individuos com as mesmas características e formação e preparados de acordo com o que a escola ojetiva. A reflexao que esta imagem nos causa é a seguinte; na atual sociedade em que vivemos com a ideologia neoliberal, é impregnado nas pessoas que elas devem se adequar a sociedade devem ser iguais para atender aos interesses da burguesia se não forem são excluídos e ficam a margem da sociedade.Dessa forma como pensar em uma educação de formação ampla de qualdade com tal ideologia? é um caso a se pensar, e será que podemos ter um mudança de fato na educação se continuarmos com essa visão neoliberal que privilega a profissionalização e o lucro...? Devemos refletir e partir do poder de aguns dos nossos atos ao menos tentar mudar essa visão neoliberal, ou para aqueles que preferem ,simplesmente se deixar levar pela mesma.
Para uma interpretação "correta" da Charge é necessário situar a mesma com seu período histórico. Em 1970 o Brasil é governado por militares o que "justifica" o modelo educacional críticado nessa Charge. A educação proposta é aquela onde a formação do cidadão tinha objetivos claros e propostas delineadas pelo sistema político vigente. A obediência e a disciplina moldadas em materiais didáticos que tinham a intenção de transmitir ao educando uma enorme submissão do mesmo ao sistema sem questioonamento sem críticas em nome de uma carreira e bem estar na sociedade tida como perfeita. Compara também a sociedade como uma linha de produção industrial onde cada peça é encaixada para que o produto final seja perfeito sem nenhum defeito é as peças que não se encaixam no sistema são descartadas jogadas no lixo. Assim, temas como sexo, trabalho infantil, drogas. educação especial são nessa linha de produção meros objetos de descarte e não são parte da sociedade proposta. O controle da educação deve ser feito bem de perto pelas autoridades para que a sociedade seja construida com perfeição conforme as máquinas... Comentário -- Maria Aparecida Alves Pereira
A grande maquina escolar:tem como objetividade formar jovens para o mercado capitalista,onde serao poucos que terao possivel formacao adequada,pois hoje muitas escolas ainda funciona como ensino tradicional,onde os alunos parecem robos somente internalizam o conteudo recebido e reproduzem o material didatico e pronto,nao pensam por si so,nao sao formados como cidadoes pensantes e criticos,pois muitas das escolas nao estao preparadas para formar profissionais com qualidade para de fato exercer suas funcoes como profissionais qualidicados.Sao escolas despreparadas,nao atendendo todos os interessados como ex.os portadores de necessidades especiais ,o que deixa claro que a escola foi feita para todos, porem nao atendem a todos.De imediato a escola visa para o mercado de trabalho e so futuramente pensam o ingresso desses jovens na universidade.Com isso a aluno ingressa na escola para uma possivel formacao como profissional e sai um cidadao preparado para o trabalho alienado.
Conforme o que já foi discutido em sala, a charge demosntra o papel da escola na sociedade, uma sociedade capitalista.As instituições escolares infelizmente estão comprometidas em forma pessoas apenas para o mercado de trabalho, o viver para o trabalho, atendendo a demanda de uma sociedade cuja finalindade é obter lucro e poder. A escola por sua vez deixa de lado seu foco que é formar sujeitos atribuídos de aprendizagem, capazes de analisar o contexto no qual está inserido.
Fazendo uma reflexão da imagema cima, a qual nos tras uma certa contextualização em nossa sociedade, na qual podemos ver o distanciamento que se tem entre professores e alunos, os quais são escluidos, pois não conseguem se encaixar no perfil da escola e da sociedade em que vivem com a ideologia do Neoliberalismo "imposto pelo material didático", do governo e poderosos. Os quais estão impregnados na população,que é obrigada a se adequar a está nova forma de capitalismo ideologico,aderindo aos interesses da burguesia, pois se não seguir essas normas, serão excluidos, ficando a margem da sociedade, como lixo.
De acordo com que estudamos em sala de aula podemos analisar a figura acima, A grande maquina escolar: percebemos que o método utilizado é o tradicional “depositam informações na cabeça dos alunos”. Podemos questionar ao analisarmos a figura: Quais são as alternativas de aprendizagem e quais os processos educacionais vividos por esses alunos e professores? Ana Paula Mesquita
Conforme o que já foi discutido em sala, a charge demosntra o papel da escola na sociedade, uma sociedade capitalista. Marx, em sua obra principal, O Capital, analisou o funcionamento da sociedade capitalista em suas estruturas e mecanismos. Sua descoberta fundamental foi a de que vivemos em uma sociedade cuja essência é a mercadoria, onde tudo se torna mercadoria, a começar pelas coisas fundamentais da vida – a terra, os meios de produção (instrumentos de trabalho) e a própria força de trabalho do homem (o próprio indivíduo vira mercadoria, um “proletário”). O capitalismo é um processo de mercantilização, de transformação de tudo em mercadoria. Essa mercantilização significa a acumulação de Capital e a proletarização das pessoas.
O presente tema nos remete a idéia de uma escola tipicamente tradicional e seletiva com concepções de formar individuos cultos pronto para o mercado de trabalho,como se as diferenças não merecessem ser respeitadas e o professor um depositor conteudista,servido a ideologia da burguesia. Essa concepção não entende a educação como uma construção de conhecimentos embasado na troca de experiências, respeitando opiniões ,crescendo juntos e formando novos conceitos. Esse modelo de escola deixa bem claro que quem não se adequa as normas que ela impõe fica relegado a própria sorte,não aceita diferenças e impõe normas severas para que formem cidadãos cultos prontos para ingressar na sociedade.Ao passo que aqueles excluídos deverão ser condicionados a viver a margem da sociedade já quem não se adequam aos padrões de educação imposta pela escola.
A charge representa em o ensino tradicional em que o professor deposita conhecimento para seus alunos de uma maneira mecanizada e não internalizada. É o reflexo da escola no sistema capitalista, a formação apenas para atender as necessidades do sistema.
Segundo Paro (2001)"... a escola fundamental deve ser reservada a tarefa de contribuir, em sua especificidade, para a atualização historico-cultural dos cidadões. Isso implica uma preparação para viver bem, para além do simples viver pelo trabalho e para o trabalho..." Fazendo uma reflexão da charge acima com essa fala do Paro, podemos perceber o distanciamento que se tem no verdadeiro sentido de aprender e ensinar. So que infelizmente nesta sociedade capitalista em que vivemos a escola esta formando apenas para o mercado de trabalho deixando de lado o seu verdadeiro significado que é formar sujeitos criticos e conscientes. Esta charge nos mostra como esta sociedade quer que as pessoas saem todas iguais desta maquina, e os que não se encaxão são jogados vora. Precisamos formar para alem do trabalho como afirma Paro (2001).
A figura ascima mostra que a escola que temos não é a escola que queremos, são varios os fatores que colaboram para que esse processo ocorra é necessario que inicialmente tenhamos o conceito formado do que seja educação e escola.Certa dia li um artigo e achei interessante ressaltar que a atualmente "Passamos por mudanças em todos os setores da sociedade, sociais, políticos, econômicos e tecnológicos. Mudanças que interferem na esfera educacional que exige dentre outras coisas, novas formas de lidar com o conhecimento, com o aprender e o ensinar refletindo na função da escola e no papel do professor. A escola que queremos deve ter uma nova visão educacional, e a educação deve ser concebida como o modo pelo qual o ser humano é despertado para a descoberta de suas aptidões, para desenvolvê-las e transformá-las em habilidades específicas. Queremos uma escola em que a criança seja sujeito no processo de ensino e aprendizagem, vendo o educador como aquele que media, auxilia, orienta e incentiva a criança no processo de construção do conhecimento e inserção no contexto sócio-cultural em que vivemos."(Anna Mello) Acho pertimente observar que a escola esta se tornando um lugar onde ocorre de tudo menos o essencial "O ENSINO E A APRENDIZAGEM"...
Boa Tarde. A Grande Máquina Humana são desafios impostos à educação na organização do trabalho na atual reestruturação da sociedade do capitalismo, no qual consiste na capacitação de mão de obra (força do trabalho) e na qualificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo. Impostos esses desafios à escola reprodutora do capitalismo serve, aos interesses do capitalismo, tanto em termos estruturais, quanto superestruturais, na medida em que esta funciona como mecanismo de disseminação da ideologia da classe dominante, para adequar-se às exigências da Sociedade Industrial e Tecnológica. Abraços!!!
A figura acima mostra como esta a educaçao no nivel medio, as instituiçoes de hoje tem visualizado apenas o interesses deles e do sistema capitalista,fazendo com q o ensino se torne mecanizado,e a formaçao de pessoas apenas para o mercado de trabalho, Deixando de lado o seu papel que é formar individuos pensantes.Capazes de internalizar os seus conhecimentos.
A grande maquina escolar, nos mostra que não temos a escola que queremos. Portanto pude observar que a escola ja impõe o saber pronto, onde o individuo não tem voz ativa e esta bem distante do professor, ou seja, eles não tem dialogo, isso nos faz lembrar da escola tradicional, que impõe o que os alunos tem que fazer. A escola é vista como elemento a formar individuos culturais e não só para o mercado, como acontece na charge.
A charge mostra a visão clássica da carreira estudantil em âmbito geral, onde todos são obrigados a estar disponíveis a passar pela máquina humana do sistema educacional caso tenham interesse de se tornarem cidadãos com os modelos tradicionais de uma dita "sociedade correta". Essa sociedade é composta de pessoas padrão, com idéias e princípios comuns. Aos que a maquina do sistema educacional não conseguir moldar estão fadados ao lixo social sob o pretexto de incapacidade própria, e não da visão incorreta de impor um padrão de ensino que se diz ser correto. O sistema de ensino deveria ter como foco principal a formação de cidadãos pensantes e capazes por seus próprios conhecimentos. A escola deve ser concebida como o modo pelo qual o ser humano desenvolve suas aptidões e as transforma em habilidades específicas.
A figura acima retrata que essa escola trata o aluno como um objeto e, é vista como uma máquina que prepara o mesmo para o que for preciso....mercado de trabalho. Mostra também que o mesmo não tem vez em sua ideias e conhecimentos que traz consigo, retrata um tipo de exclusão e um grande abismo entre os colegas e entre o professor, não levando em conta que o professor é o mediador e que o aluno precisa desse contato e que sem a mediação do professor não existe um conhecimento favorável para se alcançar o objetivo no processo de ensino-aprendizagem. É um tipo de escola tradicional e conteúdista que não deixa o aluno avançar em suas ideias e não faz do mesmo um aluno crítico e reflexivo que tem a capacidade de crescer, levando em conta que o mesmo é um sujeito inacabado e não como um deposito bancario como diz Paulo Freire. Essa visão é de uma escola que temos e não que queremos para formar cidadãos que mudem e vivam na sociedade exercendo seu verdadeiro papael de cidadão e não vivendo a margem da sociedade.
A saber, vivemos em um mundo moderno onde há uma completa inversão de valores. A educação perde o seu sentido, e ganha uma nova versão, graças aos moldes do capitalismo exarcebado. A idéia de formar um cidadão pra competição, pra concorrência e enfim, esta é uma falácia do capitalismo moderno: Você é livre. Livre pra quê?. Pensar a escolar hoje, é complicado. Portanto, sabemos que as garras do capitalismo sufocam o único mecanismo de transformação desse sistema opressor, que é a educação. tudo esta reduzido a uma relação econômica, a sifras, bens, isto é, ao poder. Na sociedade atual, valoriza o TER e nega a essencia do SER. Para tanto, nos resta acreditar que um dia a educação por exelência vai transforma este contexto.
Estou postando novamente, devido algumas correções ortográficas. A saber, vivemos em um mundo moderno onde há uma completa inversão de valores. A educação perde o seu sentido, e ganha uma nova versão, graças aos moldes do capitalismo exarcebado. A idéia de formar um cidadão pra competição, pra concorrência e enfim, esta é uma falácia do capitalismo moderno: Você é livre. Livre pra quê? Pensar a escola hoje, é complicado. Portanto, sabemos que as garras do capitalismo sufocam o único mecanismo de transformação desse sistema opressor, que é a educação. Tudo esta reduzido a uma relação econômica, a cifras, bens, isto é, ao poder. Na sociedade atual, valoriza o TER e nega a essência do SER. Para tanto, nos resta acreditar que um dia a educação por excelência vai transforma este contexto.
Diante da imagem acima podemos perceber infelizmente a realidade de muitas das escolas brasileiras. As instituições muitas vezes se esquecem que mais do que "escolas" propriamente ditas elas também são uma instituição social,e como tal deve preocupar-se com a aprendizagem integral do aluno que inclui mais do que conteúdos escolares,valores.É tão discutido a formação de um cidadão crítico ,pensante mas que no final não passa de discussão.As escolas defendem uma idéia,mas não a colocam em prática,tornando assim o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais falho,já que repassam conteúdo aos alunos ao invés de oportunizar que os mesmos possam realmente compreender e não somente reproduzir. Andréia Borges Vaz-6 período
A imagem nos leva a refletir qual a verdadeira função da escola e qual a função que vem sendo exercida para satisfazer a esta sociedade capitalista que vivemos, a função de fabrica que pega obra prima (alunos) e transforma em verdadeiras maquinas de produção de lucros,invalidando assim a função primeira da escola,que é o de levar os sujeitos a criticarem essa sociedade capitalista. patrícia Neiva
A charge mostra a distância entre professor e aluno também nos deixa claro o modelo de uma escola tradicional onde o aluno não tem vez e nem voz ativa, onde são selecionados os que se dizem serem capazes pra atuar no mercado de trabalho capitalista, os “restos” simplesmente são deixados de fora, ou seja, excluídos da sociedade. Com isso, o aluno ingressa na escola em busca de uma possível formação como profissional e sai um cidadão preparado para o trabalho alienado, pois escola não está atendendo ao seu verdadeiro papel que é o de formar pessoas criticas com “bagagem” de conhecimento para uma verdadeira realização pessoal e não apenas profissional. PARO nos deixa claro quando ele diz que: ...À escola fundamental deve ser reservada a tarefa de contribuir, em sua especificidade, para a atualização histórico-cultural dos cidadãos. “Isso implica uma preparação para viver bem, para além do simples viver pelo trabalho e para o trabalho...” Paro (2001).
A imagem deixa bem claro o modelo de formação que atende apenas uma sociedade capitalista que visa a formação de pessoas para o mercado de trabalho, passando apenas pela escola sem adiquirir conhecimento, descartando os que não consegue se enquadrar nos moldes de nossa sociedade. O professor acaba ficando perdido entre a teoria e a verdadeira prática da escola.
Vimos na imagem uma escola que se forma apenas para o mercado visando apenas o lucro. Onde os alunos apenas passam pela escola sem adquirir nenhum conhecimento. Deixando a gestão de escola perdida entre a teoria e a verdadeira prática.
Na figura a cima nos mostra o distanciamento entre o professor e aluno, percebemos que há uma exclusão dos grupos que não encaixam no perfil escola, e também dentro da própria sociedade. As imagens nos retrata que a escola esta preparando os alunos para o mercado de trabalho pensando no lucro e deixando de aprender o seu próprio conhecimento. A importância da educação é propor para cada grupo a importância de se relacionar um com o outro, de maneira que não distancia professor e aluno, e de ensinar a importância do seu papel dentro da sociedade.
A figura mostra explícitamente a realidade da escola que temos em nossa sociedade, pois é uma escola que tem uma forma única de trabalhar e ensinar os alunos, independente da realidade individual de cada um, uma escola que oferece um ensino basicamente que o prepara para simplesmente um emprego "menos ruim" que não se preocupa com o que o aluno irá construir através de sua aprendizagem no decorrer dos anos escolares.
Olá, refirmo que a figura mostra como a sociedade está voltada para as trasformações do capitalismo do mundo do trabalho, em que o homem deve adequar-se as exigências do sistema produtivo e formar consumidor para o mercado, tornando-se a grande máquina, diante desse desenvolvimento. Além de fazer com que as famílias sejam submetidas às essas regras sociais. Abraços!!!
Esta figura nos mostra como o título já informa, a grande máquina escolar, onde a mesma retrata a forma seletiva e excludente da escola tradicional que infelizmente até hoje podemos ver em nossa sociedade, aqui podemos observar o distanciamento que há entre professor e aluno, a exclusão dos que não se encaixam no qué é previsto por tal escola,selecionando assim só os que se encaixam e mantendo os próprios pais longe da instituição, mostrando ao final que saem assim todos os individuos com as mesmas características e formação e preparados de acordo com o que a escola ojetiva.
ResponderExcluirA reflexao que esta imagem nos causa é a seguinte; na atual sociedade em que vivemos com a ideologia neoliberal, é impregnado nas pessoas que elas devem se adequar a sociedade devem ser iguais para atender aos interesses da burguesia se não forem são excluídos e ficam a margem da sociedade.Dessa forma como pensar em uma educação de formação ampla de qualdade com tal ideologia? é um caso a se pensar, e será que podemos ter um mudança de fato na educação se continuarmos com essa visão neoliberal que privilega a profissionalização e o lucro...?
Devemos refletir e partir do poder de aguns dos nossos atos ao menos tentar mudar essa visão neoliberal, ou para aqueles que preferem ,simplesmente se deixar levar pela mesma.
Para uma interpretação "correta" da Charge é necessário situar a mesma com seu período histórico. Em 1970 o Brasil é governado por militares o que "justifica" o modelo educacional críticado nessa Charge.
ResponderExcluirA educação proposta é aquela onde a formação do cidadão tinha objetivos claros e propostas delineadas pelo sistema político vigente.
A obediência e a disciplina moldadas em materiais didáticos que tinham a intenção de transmitir ao educando uma enorme submissão do mesmo ao sistema sem questioonamento sem críticas em nome de uma carreira e bem estar na sociedade tida como perfeita.
Compara também a sociedade como uma linha de produção industrial onde cada peça é encaixada para que o produto final seja perfeito sem nenhum defeito é as peças que não se encaixam no sistema são descartadas jogadas no lixo.
Assim, temas como sexo, trabalho infantil, drogas. educação especial são nessa linha de produção meros objetos de descarte e não são parte da sociedade proposta.
O controle da educação deve ser feito bem de perto pelas autoridades para que a sociedade seja construida com perfeição conforme as máquinas...
Comentário -- Maria Aparecida Alves Pereira
A grande maquina escolar:tem como objetividade formar jovens para o mercado capitalista,onde serao poucos que terao possivel formacao adequada,pois hoje muitas escolas ainda funciona como ensino tradicional,onde os alunos parecem robos somente internalizam o conteudo recebido e reproduzem o material didatico e pronto,nao pensam por si so,nao sao formados como cidadoes pensantes e criticos,pois muitas das escolas nao estao preparadas para formar profissionais com qualidade para de fato exercer suas funcoes como profissionais qualidicados.Sao escolas despreparadas,nao atendendo todos os interessados como ex.os portadores de necessidades especiais ,o que deixa claro que a escola foi feita para todos, porem nao atendem a todos.De imediato a escola visa para o mercado de trabalho e so futuramente pensam o ingresso desses jovens na universidade.Com isso a aluno ingressa na escola para uma possivel formacao como profissional e sai um cidadao preparado para o trabalho alienado.
ResponderExcluirConforme o que já foi discutido em sala, a charge demosntra o papel da escola na sociedade, uma sociedade capitalista.As instituições escolares infelizmente estão comprometidas em forma pessoas apenas para o mercado de trabalho, o viver para o trabalho, atendendo a demanda de uma sociedade cuja finalindade é obter lucro e poder. A escola por sua vez deixa de lado seu foco que é formar sujeitos atribuídos de aprendizagem, capazes de analisar o contexto no qual está inserido.
ResponderExcluirFazendo uma reflexão da imagema cima, a qual nos tras uma certa contextualização em nossa sociedade, na qual podemos ver o distanciamento que se tem entre professores e alunos, os quais são escluidos, pois não conseguem se encaixar no perfil da escola e da sociedade em que vivem com a ideologia do Neoliberalismo "imposto pelo material didático", do governo e poderosos. Os quais estão impregnados na população,que é obrigada a se adequar a está nova forma de capitalismo ideologico,aderindo aos interesses da burguesia, pois se não seguir essas normas, serão excluidos, ficando a margem da sociedade, como lixo.
ResponderExcluirDe acordo com que estudamos em sala de aula podemos analisar a figura acima, A grande maquina escolar: percebemos que o método utilizado é o tradicional “depositam informações na cabeça dos alunos”. Podemos questionar ao analisarmos a figura:
ResponderExcluirQuais são as alternativas de aprendizagem e quais os processos educacionais vividos por esses alunos e professores?
Ana Paula Mesquita
anomino não sou eu Ana paula mesquita
ResponderExcluirConforme o que já foi discutido em sala, a charge demosntra o papel da escola na sociedade, uma sociedade capitalista.
ResponderExcluirMarx, em sua obra principal, O Capital, analisou o funcionamento da sociedade capitalista em suas estruturas e mecanismos. Sua descoberta fundamental foi a de que vivemos em uma sociedade cuja essência é a mercadoria, onde tudo se torna mercadoria, a começar pelas coisas fundamentais da vida – a terra, os meios de produção (instrumentos de trabalho) e a própria força de trabalho do homem (o próprio indivíduo vira mercadoria, um “proletário”). O capitalismo é um processo de mercantilização, de transformação de tudo em mercadoria. Essa mercantilização significa a acumulação de Capital e a proletarização das pessoas.
essa sou eu (rss) Gleiciene Teixeira
ResponderExcluirO presente tema nos remete a idéia de uma escola tipicamente tradicional e seletiva com concepções de formar individuos cultos pronto para o mercado de trabalho,como se as diferenças não merecessem ser respeitadas e o professor um depositor conteudista,servido a ideologia da burguesia.
ResponderExcluirEssa concepção não entende a educação como uma construção de conhecimentos embasado na troca de experiências, respeitando opiniões ,crescendo juntos e formando novos conceitos.
Esse modelo de escola deixa bem claro que quem não se adequa as normas que ela impõe fica relegado a própria sorte,não aceita diferenças e impõe normas severas para que formem cidadãos cultos prontos para ingressar na sociedade.Ao passo que aqueles excluídos deverão ser condicionados a viver a margem da sociedade já quem não se adequam aos padrões de educação imposta pela escola.
A charge representa em o ensino tradicional em que o professor deposita conhecimento para seus alunos de uma maneira mecanizada e não internalizada. É o reflexo da escola no sistema capitalista, a formação apenas para atender as necessidades do sistema.
ResponderExcluirSegundo Paro (2001)"... a escola fundamental deve ser reservada a tarefa de contribuir, em sua especificidade, para a atualização historico-cultural dos cidadões. Isso implica uma preparação para viver bem, para além do simples viver pelo trabalho e para o trabalho..."
ResponderExcluirFazendo uma reflexão da charge acima com essa fala do Paro, podemos perceber o distanciamento que se tem no verdadeiro sentido de aprender e ensinar.
So que infelizmente nesta sociedade capitalista em que vivemos a escola esta formando apenas para o mercado de trabalho deixando de lado o seu verdadeiro significado que é formar sujeitos criticos e conscientes.
Esta charge nos mostra como esta sociedade quer que as pessoas saem todas iguais desta maquina, e os que não se encaxão são jogados vora.
Precisamos formar para alem do trabalho como afirma Paro (2001).
A figura ascima mostra que a escola que temos não é a escola que queremos, são varios os fatores que colaboram para que esse processo ocorra é necessario que inicialmente tenhamos o conceito formado do que seja educação e escola.Certa dia li um artigo e achei interessante ressaltar que a atualmente
ResponderExcluir"Passamos por mudanças em todos os setores da sociedade, sociais, políticos, econômicos e tecnológicos. Mudanças que interferem na esfera educacional que exige dentre outras coisas, novas formas de lidar com o conhecimento, com o aprender e o ensinar refletindo na função da escola e no papel do professor. A escola que queremos deve ter uma nova visão educacional, e a educação deve ser concebida como o modo pelo qual o ser humano é despertado para a descoberta de suas aptidões, para desenvolvê-las e transformá-las em habilidades específicas. Queremos uma escola em que a criança seja sujeito no processo de ensino e aprendizagem, vendo o educador como aquele que media, auxilia, orienta e incentiva a criança no processo de construção do conhecimento e inserção no contexto sócio-cultural em que vivemos."(Anna Mello)
Acho pertimente observar que a escola esta se tornando um lugar onde ocorre de tudo menos o essencial "O ENSINO E A APRENDIZAGEM"...
Boa Tarde. A Grande Máquina Humana são desafios impostos à educação na organização do trabalho na atual reestruturação da sociedade do capitalismo, no qual consiste na capacitação de mão de obra (força do trabalho) e na qualificação dos trabalhadores, para satisfazer as exigências do sistema produtivo. Impostos esses desafios à escola reprodutora do capitalismo serve, aos interesses do capitalismo, tanto em termos estruturais, quanto superestruturais, na medida em que esta funciona como mecanismo de disseminação da ideologia da classe dominante, para adequar-se às exigências da Sociedade Industrial e Tecnológica. Abraços!!!
ResponderExcluirA figura acima mostra como esta a educaçao no nivel medio, as instituiçoes de hoje tem visualizado apenas o interesses deles e do sistema capitalista,fazendo com q o ensino se torne mecanizado,e a formaçao de pessoas apenas para o mercado de trabalho, Deixando de lado o seu papel que é formar individuos pensantes.Capazes de internalizar os seus conhecimentos.
ResponderExcluirA grande maquina escolar, nos mostra que não temos a escola que queremos. Portanto pude observar que a escola ja impõe o saber pronto, onde o individuo não tem voz ativa e esta bem distante do professor, ou seja, eles não tem dialogo, isso nos faz lembrar da escola tradicional, que impõe o que os alunos tem que fazer. A escola é vista como elemento a formar individuos culturais e não só para o mercado, como acontece na charge.
ResponderExcluirA charge mostra a visão clássica da carreira estudantil em âmbito geral, onde todos são obrigados a estar disponíveis a passar pela máquina humana do sistema educacional caso tenham interesse de se tornarem cidadãos com os modelos tradicionais de uma dita "sociedade correta". Essa sociedade é composta de pessoas padrão, com idéias e princípios comuns. Aos que a maquina do sistema educacional não conseguir moldar estão fadados ao lixo social sob o pretexto de incapacidade própria, e não da visão incorreta de impor um padrão de ensino que se diz ser correto.
ResponderExcluirO sistema de ensino deveria ter como foco principal a formação de cidadãos pensantes e capazes por seus próprios conhecimentos. A escola deve ser concebida como o modo pelo qual o ser humano desenvolve suas aptidões e as transforma em habilidades específicas.
A figura acima retrata que essa escola trata o aluno como um objeto e, é vista como uma máquina que prepara o mesmo para o que for preciso....mercado de trabalho. Mostra também que o mesmo não tem vez em sua ideias e conhecimentos que traz consigo, retrata um tipo de exclusão e um grande abismo entre os colegas e entre o professor, não levando em conta que o professor é o mediador e que o aluno precisa desse contato e que sem a mediação do professor não existe um conhecimento favorável para se alcançar o objetivo no processo de ensino-aprendizagem. É um tipo de escola tradicional e conteúdista que não deixa o aluno avançar em suas ideias e não faz do mesmo um aluno crítico e reflexivo que tem a capacidade de crescer, levando em conta que o mesmo é um sujeito inacabado e não como um deposito bancario como diz Paulo Freire. Essa visão é de uma escola que temos e não que queremos para formar cidadãos que mudem e vivam na sociedade exercendo seu verdadeiro papael de cidadão e não vivendo a margem da sociedade.
ResponderExcluirA saber, vivemos em um mundo moderno onde há uma completa inversão de valores. A educação perde o seu sentido, e ganha uma nova versão, graças aos moldes do capitalismo exarcebado. A idéia de formar um cidadão pra competição, pra concorrência e enfim, esta é uma falácia do capitalismo moderno: Você é livre. Livre pra quê?.
ResponderExcluirPensar a escolar hoje, é complicado. Portanto, sabemos que as garras do capitalismo sufocam o único mecanismo de transformação desse sistema opressor, que é a educação. tudo esta reduzido a uma relação econômica, a sifras, bens, isto é, ao poder. Na sociedade atual, valoriza o TER e nega a essencia do SER. Para tanto, nos resta acreditar que um dia a educação por exelência vai transforma este contexto.
Estou postando novamente, devido algumas correções ortográficas.
ResponderExcluirA saber, vivemos em um mundo moderno onde há uma completa inversão de valores. A educação perde o seu sentido, e ganha uma nova versão, graças aos moldes do capitalismo exarcebado. A idéia de formar um cidadão pra competição, pra concorrência e enfim, esta é uma falácia do capitalismo moderno: Você é livre. Livre pra quê?
Pensar a escola hoje, é complicado. Portanto, sabemos que as garras do capitalismo sufocam o único mecanismo de transformação desse sistema opressor, que é a educação. Tudo esta reduzido a uma relação econômica, a cifras, bens, isto é, ao poder. Na sociedade atual, valoriza o TER e nega a essência do SER. Para tanto, nos resta acreditar que um dia a educação por excelência vai transforma este contexto.
Diante da imagem acima podemos perceber infelizmente a realidade de muitas das escolas brasileiras.
ResponderExcluirAs instituições muitas vezes se esquecem que mais do que "escolas" propriamente ditas elas também são uma instituição social,e como tal deve preocupar-se com a aprendizagem integral do aluno que inclui mais do que conteúdos escolares,valores.É tão discutido a formação de um cidadão crítico ,pensante mas que no final não passa de discussão.As escolas defendem uma idéia,mas não a colocam em prática,tornando assim o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais falho,já que repassam conteúdo aos alunos ao invés de oportunizar que os mesmos possam realmente compreender e não somente reproduzir.
Andréia Borges Vaz-6 período
A imagem nos leva a refletir qual a verdadeira função da escola e qual a função que vem sendo exercida para satisfazer a esta sociedade capitalista que vivemos, a função de fabrica que pega obra prima (alunos) e transforma em verdadeiras maquinas de produção de lucros,invalidando assim a função primeira da escola,que é o de levar os sujeitos a criticarem essa sociedade capitalista.
ResponderExcluirpatrícia Neiva
A charge mostra a distância entre professor e aluno também nos deixa claro o modelo de uma escola tradicional onde o aluno não tem vez e nem voz ativa, onde são selecionados os que se dizem serem capazes pra atuar no mercado de trabalho capitalista, os “restos” simplesmente são deixados de fora, ou seja, excluídos da sociedade. Com isso, o aluno ingressa na escola em busca de uma possível formação como profissional e sai um cidadão preparado para o trabalho alienado, pois escola não está atendendo ao seu verdadeiro papel que é o de formar pessoas criticas com “bagagem” de conhecimento para uma verdadeira realização pessoal e não apenas profissional. PARO nos deixa claro quando ele diz que:
ResponderExcluir...À escola fundamental deve ser reservada a tarefa de contribuir, em sua especificidade, para a atualização histórico-cultural dos cidadãos. “Isso implica uma preparação para viver bem, para além do simples viver pelo trabalho e para o trabalho...” Paro (2001).
A imagem deixa bem claro o modelo de formação que atende apenas uma sociedade capitalista que visa a formação de pessoas para o mercado de trabalho, passando apenas pela escola sem adiquirir conhecimento, descartando os que não consegue se enquadrar nos moldes de nossa sociedade. O professor acaba ficando perdido entre a teoria e a verdadeira prática da escola.
ResponderExcluirVimos na imagem uma escola que se forma apenas para o mercado visando apenas o lucro. Onde os alunos apenas passam pela escola sem adquirir nenhum conhecimento. Deixando a gestão de escola perdida entre a teoria e a verdadeira prática.
ResponderExcluirNa figura a cima nos mostra o distanciamento entre o professor e aluno, percebemos que há uma exclusão dos grupos que não encaixam no perfil escola, e também dentro da própria sociedade. As imagens nos retrata que a escola esta preparando os alunos para o mercado de trabalho pensando no lucro e deixando de aprender o seu próprio conhecimento. A importância da educação é propor para cada grupo a importância de se relacionar um com o outro, de maneira que não distancia professor e aluno, e de ensinar a importância do seu papel dentro da sociedade.
ResponderExcluirEu sou a Carla Denise
ResponderExcluirA figura mostra explícitamente a realidade da escola que temos em nossa sociedade, pois é uma escola que tem uma forma única de trabalhar e ensinar os alunos, independente da realidade individual de cada um, uma escola que oferece um ensino basicamente que o prepara para simplesmente um emprego "menos ruim" que não se preocupa com o que o aluno irá construir através de sua aprendizagem no decorrer dos anos escolares.
ResponderExcluirOlá, refirmo que a figura mostra como a sociedade está voltada para as trasformações do capitalismo do mundo do trabalho, em que o homem deve adequar-se as exigências do sistema produtivo e formar consumidor para o mercado, tornando-se a grande máquina, diante desse desenvolvimento. Além de fazer com que as famílias sejam submetidas às essas regras sociais. Abraços!!!
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