
Não há como falar de gestão ou direção sem a ação coletiva onde todos estejam envolvidos. Na cultura humana é necessário que os princípios de valores da democracia estejam presentes na vida diária da gestão da escola e também dos alunos, aprendendo como ser integrante da sociedade.
Para que isso aconteça deve haver coerência entre o discurso e a pratica e cabe à coordenação e à direção afirmarem o discurso através da mediação dos meios para se chegar ao fim: Uma educação de qualidade.
Nesse sentido, a imagem acima é sugestiva para questionamentos e reflexões oriundas do texto: “Direção escolar e coordenação pedagógica: prática e vivências”, de Vitor Paro.
Registre no campo comentário a sua opinião sobre esse texto e se há consonância deste com a gravura apresentada.
Ana Paula Mesquita
Leandra França
Luciene Araujo
Patrícia Neiva
Sara cândida.
Para que isso aconteça deve haver coerência entre o discurso e a pratica e cabe à coordenação e à direção afirmarem o discurso através da mediação dos meios para se chegar ao fim: Uma educação de qualidade.
Nesse sentido, a imagem acima é sugestiva para questionamentos e reflexões oriundas do texto: “Direção escolar e coordenação pedagógica: prática e vivências”, de Vitor Paro.
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Ana Paula Mesquita
Leandra França
Luciene Araujo
Patrícia Neiva
Sara cândida.
A imagem acima nos leva a refletir que:
ResponderExcluirO Gestor Escolar é a peça chave da equipe gestora para o sucesso de qualquer escola. Há quem diga, inclusive, que a escola tem a cara do seu Gestor, pois a marca de sua administração fica evidenciada em todos os setores do espaço escolar.
Quando se adota a autonomia pedagógica, em que professores e dirigentes se sentem responsáveis pelos resultados, seu programa é partilhado e complementado por todos através de atividades que acontecem dentro e fora da escola.
Os maiores problemas enfrentados pela escola pública está na falta de uma gestão democrática, que avalie o contexto da comunidade na qual está inserida, e leve a todos a pensarem na melhoria da escola.
ResponderExcluirContudo em muitas Instituições isso ainda não é possível, observamos bem de perto essa realidade na escola que fizemos estágio esse semestre, não tivemos acesso ao PPP da escola, a coordenadora nem se quer falou conosco sobre questões da própria escola, e ainda disse que não aceitará mais estágiarias na escola, isso é ser uma escola democrática, aliás nem pública.
Apos ter feito estudos do texto "Perfil da Gestão da escola pública no Brasil: um estudo sobre diretores escolares e sobre aspectos da gestão democratica" De Angelo Souza, pude perceber que a maioreia das escolas publicas que seguem uma gestão democratica esta relacionado com a ação pratica e ativa do conselho escolar e esta ação normalmente funciona guando a direção foi eleita de maneira democratica, pois a maioria das escola em que diretores teem cargo de confiaça a democracia não funciona muito dentro dela.
ResponderExcluirPortanto a esola apesar de suas diferenças e diversidade ela tem sim como ser democratica.